Atrativos: Pico da Neblina | Viagens ao Extremo | Brasil | Monte Roraima



ATRATIVOS

PICO DA NEBLINA

Atrativos

PICO DA NEBLINA

(Ao fundo da floresta amazônica, ergue-se o Pico da Bandeira)

Um lugar encravado no meio da selva amazônica. É o segundo maior parque brasileiro e o terceiro de toda a América Latina, o Parque Nacional do Pico da Neblina apresenta extraordinária e diversificada beleza paisagística. Em seu conjunto de montanhas situa-se o ponto culminante do Brasil, o Pico da Neblina, com 2.993 metros de altitude, alvo permanente da atenção de cientistas e pesquisadores. Também se encontra em seus limites a segunda maior elevação do país, o Pico 31 de Março, com 2.972 metros.

(O Pico 31 de Março, o segundo ponto mais alto do Brasil, e ao fundo, o Pico da Neblina, separados por pouco mais de 600 metros um do outro)

A imensidão verde da floresta impressiona quem está ali pela primeira vez. A subida dos rios Cauaburis e Tucano é maravilhosa, no seio da maior floresta do mundo. Até o desconforto das várias horas de “voadeira” é compensado com os voos das diversas aves (garças brancas, mutuns, maçaricos, maguaris, jacutingas e tucanos), e também com as belíssimas imagens das serras do Padre e do Maiá. Nas margens dos rios encontram-se algumas aldeias Tucano. Os índios Maku também vivem nessa região, embora estejam mais para o interior da mata fechada. Sem falar também dos Yanomami, que são um dos povos mais antigos do planeta.

(Expedição ao Pico da Neblina, uma subida difícil, mas recompensadora)

Situada no noroeste do estado do Amazonas, essa montanha de forma triangular já atraiu a atenção de pessoas do mundo todo. O Pico da Neblina já é por si só um grande mito. Pelo que representa geograficamente e pela forte atração que exerce nos aventureiros e pesquisadores. Mesmo com todas as dificuldades de uma caminhada de grande esforço físico – até os guias e os nativos ficam bastante debilitados no final.