O que é Roraima? | Viagens ao Extremo | Brasil | Monte Roraima



RORAIMA

O QUE É RORAIMA?

RORAIMA

O QUE É RORAIMA?

(Chaveiro com a bandeira do estado brasileiro de Roraima)

O nome Roraima vem da língua pemon, “roro imã”, significando “montanha dos papagaios” ou “Pico Verde”, sendo o estado mais ao norte do Brasil e também o menos populoso, localizado na região da Amazônia. Faz divisas com os estados do Amazonas e do Pará, assim bem como fronteiras com a Venezuela e com a Guiana. Sua população é de aproximadamente 450 mil habitantes e a capital é Boa Vista. Roraima é o estado brasileiro com menor número de municípios, 15 no total.

(A região de savana no estado de Roraima)

O clima em Roraima é tropical, com uma temperatura média anual de 26ºC. A parte sul do estado fica localizada na Floresta Amazônica, enquanto o norte possui campos verdejantes e há uma pequena porção de savana em plena América do Sul no leste. O estado é rico em recursos minerais – especialmente ouro, diamantes, casserita, bauxita, mármore e cobre. Muitos desses recursos estão localizados em reservas indígenas, e a mineração ilegal resultou em muitos conflitos com a população nativa, especialmente com os ianomâmes e seus aliados, os macuxi.

(O Monte Roraima, que deu o nome ao estado, em vista aérea)

O Parque Nacional do Monte Roraima fica localizado no entorno de uma das maiores montanhas tanto da Venezuela (excluindo-se os Andes) e do Brasil, e a mais alta da Guiana, um tepuy (montanha em forma de mesa), conhecido como Monte Roraima. Somente uma pequena fração da montanha está em território brasileiro, entretanto, e o ponto mais alto na parte brasileira possui 2.734 metros de altitude.

(A chuva é típica do clima equatorial, que predomina em Roraima)

Com exceção das altas montanhas onde o clima é mais frio e também muito chuvoso, Roraima possui um clima equatorial. Esse é um tipo de clima tropical onde não há períodos de seca – todos os meses possuem precipitação de pelo menos 60 milímetros. É normalmente encontrado em latitudes a no máximo 5 graus do Equador – que são dominadas pela Zona de Convergência Intertropical. A floresta tropical é a vegetação natural nas regiões equatoriais.

(A criação do centro de Boa Vista como cidade planejada)

Desde o início do século 16, a região hoje compreendida como o estado de Roraima foi um território sob disputa por causa de suas riquezas minerais. Ele foi ocupado pelos espanhóis, portugueses, holandeses e ingleses até o início do último século. Mas em 1943, junto com uma porção do estado do Amazonas, o Governo Federal criou o território de Rio Branco, que se tornou Roraima em 1962. Em 1988, Roraima se tornou um estado por decisão do Congresso Nacional. O nome do estado foi escolhido por causa do Monte Roraima. Um dos principais sítios arqueológicos de Roraima é a Pedra Pintada, com antigas artes em pedra e gravuras.

(Indígenas de Roraima – são grande parcela da população)

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2007, havia 405 mil pessoas residindo no estado. A densidade populacional era de 1,8 habitantes por km². A urbanização é de 80,3% (dados de 2004), o crescimento populacional entre 1991 a 2000, de 4,6% e o número de lares era de 97.465 em 2005. A última PNAD (Pesquisa Nacional de Lares) revelou os seguintes números: 278 mil mulatos (multirraciais – 68,8%), 81 mil brancos (20%), 29 mil negros (7,4%) e 15 mil asiáticos ou ameríndios (3,8%). Os grupos étnicos encontrados em Roraima incluem ameríndios, portugueses, africanos, espanhóis, venezuelanos e libaneses. A Fundação Nacional do Índio brasileira (FUNAI) estima que a população indígena do estado é de 30.715. Os maiores grupos indígenas são os macuxi (16.500) e os mais conhecidos ianomâmes (11.700). A maior parte da população indígena do estado vive em várias reservas indígenas enormes e legalmente reconhecidas e em outras menores, totalizando 46,13% das terras do estado.

(A capital Boa Vista nos dias de hoje)

Maiores cidades

Ranking Cidade População
1 Boa Vista 266.901
2 Rorainópolis 26.546
3 Caracaraí 19.235
4 Alto Alegre 14.205
5 Mucajaí 13.188
6 Cantá 11.942
7 Bonfim 10.726
8 Pacaraima 9.220
9 Amajari 8.249
10 Uiramutã 7.934