A arte brasileira: Tradições pré-colonização | Viagens ao Extremo | Brasil



A ARTE BRASILEIRA

TRADIÇÕES PRÉ-COLONIZAÇÃO

A arte brasileira

TRADIÇÕES PRÉ-COLONIZAÇÃO

(Exemplos de cerâmica marajoara, que não perdeu suas características desde milhares de anos até hoje)

A arte mais antiga conhecida no Brasil são as pinturas rupestres do Parque Nacional da Serra da Capivara, no estado do Piauí, região nordeste, datando de 13 mil anos atrás. Exemplos mais recentes foram encontrados em Minas Gerais, região sudeste, e em Goiás, região centro-oeste, mostrando padrões geométricos e formas animais.

(Achado da cultura de Santarém, com possivelmente mais de mil anos)

Um dos tipos mais sofisticados de artefatos pré-colonização encontrado no Brasil é a sofisticada cerâmica marajoara (entre os anos 800 e 1400), de culturas que floresceram na Ilha de Marajó e em torno da região de Santarém, hoje no estado do Pará, região norte, decoradas com pinturas e complexos relevos humanos e animais. Estatuetas e objetos de culto, tais como os pequenos amuletos de pedra esculpida chamados muiraquitãs, também pertencem a essas culturas. As culturas Mina e Periperi, do Maranhão e Bahia, ambos na região nordeste, produziram cerâmicas interessantes, porém mais simples e estatuetas.

(A tradição milenar de pintar o corpo e adornar-se com penas continua entre os indígenas brasileiros até os dias de hoje)

No início deste século 21, as ancestrais tradições indígenas de pintar o corpo e utilizar adornos de penas, fazer cerâmica e estatuetas de culto ainda são cultivadas pelos indígenas restantes no Brasil.