A Amazônia é o lar de 427 espécies de mamíferos, 1.300 aves, 378 répteis e mais de 400 anfíbios. Uma em cada dez espécies do mundo vive na Amazônia, assim bem como uma em cada cinco espécies de aves. Vamos ver quais animais são “a cara da Amazônia” – e que você terá a chance de ver em nossos pacotes!
Capivara – a capivara tem a aparência similar à da paca ou a do porquinho-da-índia. Em formato de barril e cobertas com pelos vermelho escuro e marrons, as capivaras adultas têm 60 cm de altura e até 1,2 m de comprimento e podem pesar até próximo dos 70 kg, tornando-as gigantes para os padrões dos roedores. Sendo roedores semi-aquáticos por natureza, estão bem em casa em meio às terras alagadas da Amazônia.
Tamanduá-bandeira – essa variedade de bicho-preguiça adora caçar insetos, principalmente formigas. Na verdade, seu nariz em forma de tubo e longa língua são especificamente feitos para buscar insetos onde quer que eles estejam. Essas são criaturas grandes, podendo medir até 2 metros de comprimento.
Iguana verde – a iguana verde é o animal de estimação favorito de muitas pessoas pelo mundo. A iguana verde é muitas vezes referida como iguana comum ou somente iguana. Ao contrário de muitos dos seus primos répteis, esses lagartos preferem comer verduras, frutas e flores ao invés de insetos ou carne de outros animais. Um lagarto grande, as iguanas verdes podem crescer até 1,8 m de comprimento, da cabeça ao rabo.
Gavião-real – esses belos predadores vivem em grande parte na América Central, além da Floresta Amazônica. Apesar de serem caçadores habilidosos e predadores no topo da cadeia alimentar, eles são alvo fácil da ameaça humana, especialmente pela perda do seu habitat. As fêmeas podem ter até o dobro do tamanho dos machos e pesar 9 kg.
Mico-leão-dourado – este animal bizarro é na verdade um macaco que tem seu nome derivado dos grandes felinos por sua aparência impressionante. Ele tem pelos longos e espessos ao redor de sua negra e respeitável face. O mico-leão-dourado pode crescer de 6 a 25 cm, enquanto seu rabo pode ser ainda maior, de 30 a 38 cm!
Sucuri – a sucuri, também conhecida como anaconda, é a maior, mais pesada e mais poderosa cobra (e possivelmente a mais famosa). A sucuri pode crescer até 9 metros e pesar até 250 kg! Ela cresce constantemente durante seu período de vida, comendo por volta de 18 kg de presas por dia como refeições menores. Grandes refeições, que elas engolem inteiras, podem satisfazer a sucuri por semanas.
Bicho-preguiça – um dos animais mais inusitados do mundo, a preguiça é conhecida por ser um animal muito lento. Esse mamífero é devagar em tudo, desde seus movimentos até dormir 10 horas por dia e se movimentar somente quando for necessário. Seus corpos podem demorar até um mês para digerir o alimento.
Boto-cor-de-rosa – os habitantes mais famosos do Rio Amazonas são ninguém menos que os botos, que são realmente rosas e podem crescer até o tamanho de um ser humano. Diz-se que a cor deles é pelos seus vasos sanguíneos capilares estarem muito próximos da superfície da pele.
Arara – nativa das selvas da América do Sul, as araras são aves sociais normalmente vistas voando em bandos de 10 a 30 indivíduos. São pássaros com cores muito belas e vibrantes. Seus bicos são muito poderosos e podem quebrar castanhas e sementes sem esforço. Algumas conseguem imitar a fala humana.
Onça-pintada – a verdadeira rainha da floresta, a onça-pintada é o maior felino das Américas e o terceiro de todo o mundo, perdendo somente para o leão e o tigre. Entretanto, a onça-pintada tem a mordida mais poderosa dentre todos os felinos predatórios. Com sua mordida, a onça possui a capacidade de perfurar um crânio e abrir o casco de uma tartaruga.