Manaus é a capital do estado do Amazonas e lar de aproximadamente 2,5 milhões de habitantes, sendo a maior cidade da Amazônia, localizada às margens do Rio Negro a poucos quilômetros de seu encontro com o Rio Solimões, formando propriamente o Rio Amazonas. Os dois rios correm lado a lado por muitos quilômetros, diferindo nas cores e se encontrando no Encontro das Águas.
A riqueza da primitiva floresta torna-se visível em toda a arquitetura da cidade. A cidade era rica e os barões da borracha compravam o que havia de mais luxuoso na Europa, uma cópia da Grande Ópera de Paris – o Teatro Amazonas. Outros monumentos dessa época são o Mercado Municipal, uma cópia do famoso mercado Les Halles de Paris e o centro de artes Palácio Rio Negro, localizado em meio a fascinantes fachadas portuguesas. Hoje Manaus é uma região de comércio exterior. Empresas estrangeiras não pagam impostos de importação, o que garante uma certa renda para a cidade e região. As indústrias de eletrônicos e madeireira e refinarias de petróleo se estabeleceram nas periferias das áreas industriais. O porto é o centro de comércio mais importante da cidade, com produtos regionais, nacionais e internacionais. É a melhor cidade para se começar a explorar a Amazônia pelo rio, seja em um barco tradicional, seja em um barco com cabines. Veja nossos Pacotes saindo de Manaus.
O Rio Negro, afluente norte do Amazonas, é da cor de chá preto, de um marrom escuro e sua acidez significa que espanta os mosquitos. Em Manaus, o nível do Amazonas sobe e desce quase 20 metros entre as estações. Em maio e junho atingem seu ápice, com cheias e o rio muito largo, alcançando as árvores. Em novembro e dezembro fica baixo, mesmo assim gigantesco, mas com bancos de areia, formando praias.
Teatro Amazonas – O teatro foi construído no ápice da Era da Borracha, utilizando materiais de todo o mundo, e já foi visitado pelas mais famosas divas da ópera e maestros. Há passeios guiados em português e inglês. Frequentemente há apresentações gratuitas, chegue pelo menos uma hora antes para garantir o lugar.
Encontro das águas – o local misterioso onde as águas dos rios de duas cores diferentes se encontram para formar o grande Amazonas. Nossos roteiros te levam até lá com o maior especialista da região amazônica.
Mercado Municipal – o principal mercado público da cidade foi inspirado no mercado Les Halles de Paris.
Museu de Ciências Naturais da Amazônia – poucos moradores de Manaus visitam este museu ou sequer sabem sobre ele, considerando-se que sua mostra em exibição são de coisas que eles (quase) encontram no seu jardim. Para os visitantes, entretanto, é a chance de ver um pirarucu vivo e mais fauna (a maior parte preservada) da região. O museu foi construído por somente uma pessoa, um entomologista (especializado em borboletas) japonês com seu próprio dinheiro e recursos. Fica a meia hora de táxi do centro.
Palácio Rio Negro – foi construído por fazendeiros alemães na “era de ouro”. Hoje é um centro cultural e um teatro. É um dos cartões postais da cidade.
Praia da Ponta Negra – é um lugar agradável e popular com uma praia fluvial. Possui vários bares e restaurantes e fica um pouco distante do centro da cidade.