A travessia do cânion é feita em três dias de caminhada de longo curso com duas noites de acampamento, em meio a lugares inóspitos e de grande beleza, totalizando um percurso de 30 km de extensão. No primeiro dia são 12 km em aproximadamente 6 horas na Trilha do Cânion Josafaz, passando por bordas de cânion, campos de altitude, matas de araucária, turfeiras, morros e arroios até o local do primeiro acampamento, no município de Três Forquilhas (Rio Grande do Sul).
No segundo dia, caminhada de 9 km descendo a Serra do Cânion Josafaz, com percurso em campos de altitude, matas de araucária, turfeiras, morros, travessias de arroios, taquaral, Mata Atlântica, encosta de cânion e travessia de rio, em aproximadamente 6 horas, com término no local do segundo acampamento, no município de Praia Grande (Santa Catarina).
No terceiro dia, caminhada de 9 km na Trilha de São Roque, passando por Mata Atlântica, encosta de cânion e travessia de rio, em aproximadamente 5 horas, com término na Comunidade de São Roque, em Praia Grande (Santa Catarina). Nas duas noites de acampamento, todo o equipamento estará à espera dos trilheiros e a alimentação é inacreditável: no meio do nada surgem pratos especiais, saborosos.
Horário de saída e chegada: 8h às 17h (caminhada) e à noite, acampamento – diariamente.