O Cânion Itaimbezinho é o mais famoso cânion da região, localizado no Parque Nacional de Aparados da Serra, a 18 km de Cambará do Sul, criado no ano de 1959, incentivado por autoridades e cientistas preocupados com o meio ambiente. Com 5,8 km de extensão, profundidade máxima de 720 metros e uma largura de 600 metros, o velho itaimbé impressiona a todos os visitantes pela sua imponência.
Suas paredes íngremes têm uma forma intrigante, dando a impressão que foram cortadas com faca, fazendo-o ser o único com as paredes extremamente retilíneas dentre os 68 cânions de toda a região. Pela sua forma, teve seu nome originado no tupi-guarani de “ita”, significando “pedra” e “aimbé”, que significa “cortante” ou “afiada”.
Seus paredões verticais adquirem uma tonalidade cinzento-amarelada, assim coloridos pelos liquens que o revestem e que em alguns pontos deixam sobressair manchas escuras, mostrando a rocha nua. Entre suas quedas d’água estão a Véu de Noiva e a das Andorinhas, que dão um encanto especial ao cânion, sempre exuberantes, dando muita vida à paisagem.
Na metade do século 19, a região do Cânion Itaimbezinho foi um dos cenários mais importantes da Guerra dos Farrapos, abrigando personagens como Giuseppe Garibaldi e sua mulher Anita. Também serviu de caminho para tropeiros, que conduziam cavalos e mulas desde a região das Missões do Sul até Minas Gerais, no sudeste do Brasil, além de ser o habitat dos índios, os primeiros povoadores da região, que lutaram bravamente para defender suas terras do invasor branco.