A história se faz presente muito mais do que apenas no nome em São José dos Ausentes, cidade vizinha de Cambará do Sul, distante a 55 km. Foi nessa terra que, durante o século 18, por duas vezes, proprietários de grandes sesmarias morreram sem deixar herdeiros, levando-as a “juízo de ausentes”.
O primeiro desenvolvimento que chegou à cidade foi em decorrência do Caminho dos Tropeiros, rota que ligava o sul do Brasil a Minas Gerais, no sudeste, tropeando mulas de cargas. As marcas desse tempo ainda podem ser vistas nas majestosas taipas e mangueirões de pedras.
O forte contraste entre a altitude da serra e o litoral devido às dezenas de cânions dos Aparados da Serra proporciona vários locais de rara beleza, como o Cânion Monte Negro, o Cachoeirão dos Rodrigues, o Desnível dos Rios, entre muitos outros, flora e fauna exuberantes, sendo um deleite para os olhos e para muitas pessoas, os sentidos e a alma.
Carinhosamente chamada de Ausentes, é a cidade mais alta e mais fria do Rio Grande do Sul, sendo comum no inverno registrar temperaturas negativas, nevascas e grandes geadas, cobrindo com um manto branco os campos de cima da serra. Cidade fria na temperatura, mas aquecida pelo calor serrano do povo ausentino que é hospitaleiro e acolhedor.