A pequena cidade de Cambará do Sul encanta pela riqueza de seus tesouros naturais. Cânions, rios, cachoeiras, florestas de araucárias e cordilheiras aveludadas, formam um verdadeiro santuário na Serra Gaúcha, nordeste do estado do Rio Grande do Sul. Somada à paisagem natural está a cultura típica local, a hospitalidade do povo serrano, as aconchegantes pousadas e a gastronomia típica e variada, dando apoio ao turismo de natureza que desponta nesta região.
Os primeiros habitantes e verdadeiros nativos foram os índios Kaigangues, que viviam livres e em harmonia com a natureza. Com uma diversidade de raças, etnias e movimentos como o tropeirismo, acabaram por ajudar a construir antes e depois do descobrimento do Brasil o que chamamos hoje de identidade cultural do povo serrano. O povo serrano cambaraense conta atualmente com cerca de 7 mil habitantes, distribuídos em três distritos em um território de 1.158 km².
O clima é subtropical, com temperatura média anual de 18ºC, sendo mínima absoluta de -8ºC e máxima anual de 32ºC. Podendo ocorrer frequentemente precipitação de neve, é comum no inverno a cidade registrar as mais baixas temperaturas do estado e de todo o Brasil, sendo um convite para aproveitar as delícias da estação.
A região abriga dois parques nacionais, o Aparados da Serra e o da Serra Geral, que somam aproximadamente 30 mil hectares de áreas conservadas, ostentando uma fauna diversificada e uma flora exuberante com árvores nativas de rara beleza com singular valor cultural e científico, que dentre outras está a cambará, de onde se originou o nome da cidade, uma pérola escondida no Brasil. Sendo nosso ponto de apoio, dispomos de acomodação em várias categorias na cidade e passeios diários saindo da porta de seu hotel ou pousada. Venha conosco ao extremo no Brasil caminhar por dentro de um cânion – uma experiência que você jamais vai esquecer!