(A TV Tupi foi a primeira televisão em português do mundo e a quinta emissora do mundo)
As primeiras transmissões no Brasil foram as da Copa do Mundo de 1950, sendo o Brasil o país-sede do evento. A televisão foi formalmente inaugurada em 18 de setembro daquele mesmo ano, com o lançamento da hoje falida TV Tupi pelo magnata da mídia Assis Chateaubriand. O Brasil foi o primeiro país lusófono ou de língua portuguesa a inaugurar a televisão, antes mesmo de Portugal com sua RTP, inaugurada somente em 1955. Também foi a quinta nação do mundo a ter um canal de TV com transmissões diárias, somente atrás dos Estados Unidos, Reino Unido, França e México. A primeira imagem a aparecer na TV Tupi foi da menina de cinco anos de idade Sônia Maria Dorce, que, vestida como uma indígena brasileira, disse: “Boa noite. Você está no canal de TV aberta do Brasil.” O símbolo da Tupi era o de um indiozinho.
Durante os anos 1950, a televisão brasileira foi marcada pela informalidade, pois não havia profissionais treinados no país com qualquer experiência nesse campo de mídia. Outra característica das produções televisivas desse período era a de que tudo era ao vivo, pois não havia ainda o VT (videotape). Os altos custos dos aparelhos de televisão, que eram importados, restringiam o acesso da mídia às elites urbanas das maiores cidades. Os recursos técnicos eram primários, oferecendo aos transmissores somente o suficiente para manter os canais no ar. Foi durante esse período que as notícias pela TV e as telenovelas se estabeleceram.
(A TV Excelsior apareceu para fazer competição à estabelecida TV Tupi)
Com a aparição do videotape em torno de 1960, foram importados programas para a televisão brasileira. Sendo uma característica típica de países em desenvolvimento de seus sistemas de televisão, programas importados dominavam a programação por grande parte da década, mas sua presença também estimulou alguns esforços para a criação de redes locais de TV. A TV Tupi logo teve que encarar uma competição muito forte da TV Excelsior.