Televisão no Brasil: O domínio da Rede Globo | Viagens ao Extremo | Brasil



TELEVISÃO NO BRASIL

O DOMÍNIO DA REDE GLOBO

Televisão no Brasil

O DOMÍNIO DA REDE GLOBO

(Com o fim da Tupi, seu sinal foi dividido em dois, entre eles, um dado a Silvio Santos, que fundou o Sistema Brasileiro de Televisão – SBT – hoje a segunda maior rede de TV do Brasil. Na foto, entrada para a sede do SBT em Osasco, estado de São Paulo)

Do início dos anos 1970 ao final dos anos 1980, a Globo dominou tanto na audiência quanto no desenvolvimento de programação para a televisão. Ela possuía entre 60% a 80% dos televisores ligados a qualquer hora do dia. Como o pesquisador de televisão Joseph Straubhaar declarou, “mesmo as pessoas que tinham dúvidas em relação às notícias, quase sempre aceitavam as telenovelas”. Durante esse período, a Globo foi acusada de ser a porta-voz da ditadura, principalmente por causa da sua omissão em cobrir o movimento das Diretas Já, quando milhares de brasileiros se reuniram em locais públicos exigindo eleições diretas para Presidente da República. Em 1980, a Tupi faliu e foi fechada pelo governo militar. Seu sinal foi dividido e dado a Silvio Santos, que lançou o SBT, e a Adolpho Bloch, que lançou a Rede Manchete. Desde o desaparecimento da Tupi, a Globo virtualmente dominou o mercado sozinha. A única vez que sua liderança foi ameaçada foi quando a Manchete levou ao ar a novela Pantanal, em 1990. Entretanto, a Manchete não conseguiu o mesmo sucesso com suas outras novelas, e teve o mesmo destino da Tupi, cessando suas operações em maio de 1999, e tendo seu sinal dado à RedeTV!.

(A torre da TV Bandeirantes, um dos novos canais, é a torre mais alta da cidade de São Paulo e uma das maiores da América do Sul)

Com a Globo dominando a audiência, outras redes de televisão se encontraram em busca de segmentos de audiência menores e mais específicos, amplamente definidos pela classe social. O SBT mirou na classe média baixa, na classe trabalahadora e nos mais pobres, principalmente com programas de variedades e jogos na TV, além de importar novelas da Televisa, do México. Essa estratégia fez o SBT ganhar um segundo lugar consistente na audiência na maior parte dos anos 1980 e 1990. E ao contrário, a Manchete inicialmente mirou em uma audiência mais de elite, com noticiários, novelas de alto orçamento e programas importados, mas acabou vendo que o segmento era muito pequeno para conseguir apoio suficiente de anunciantes. A TV Bandeirantes tendeu a enfatizar as notícias, assuntos públicos e esportes. Todos os três canais queriam ter uma audiência geral com programação de apelo geral, tais como novelas, mas descobriram que tais esforços não gerariam audiência suficiente para pagar pelos preços dos programas, que estavam aumentando.

(Sede atual da Rede Record, que compete com Silvio Santos e o SBT pelo segundo lugar na audiência em todo o país, sendo esta de propriedade da IURD - Igreja Universal do Reino de Deus)

Em 1984, a Globo inicialmente apoiou os militares contra o Diretas Já, enquanto outras redes de televisão, mais notavelmente a Manchete, apoiavam a mudança. Percebendo que iria perder sua audiência para os competidores, a Globo mudou de lado e apoiou a transição para um regime civil, que foi indiretamente eleito em uma situação comprometedora. As novas circunstâncias políticas imediatamente reduziram a censura política e a pressão nas redes de televisão. Nos anos 1990, foram lançados os canais UHF, tais como o de música MTV Brasil e o canal católico Rede Vida. Também nesse período, a TV Cultura e a Rede Record, ambas com base em São Paulo, começaram a transmitir seu sinal nos sistemas de transmissão nacionais.