(O SBT foi o que mais sofreu com a queda na audiência nos anos 2000, mas a Globo também vem sofrendo derrotas históricas com suas novelas)
Os anos 2000 viram o declínio da audiência da televisão no país, pois o acesso à internet cresceu rapidamente. A média diária de aparelhos de TV ligados caiu de 65% entre 1982 – 2001 para 42% em 2008. Nessa década, as cinco maiores redes de televisão perderam juntas 4,3% da sua audiência. O SBT perdeu 44% da sua audiência no horário nobre, enquanto a Globo perdeu 9%. A grande caída da Globo foi em suas novelas, que vão ao ar às 21h, que chegaram ao mínimo de audiência em toda a história da emissora. A última novela da Globo da década de 2000, Viver a Vida, teve a pior audiência dos últimos dez anos. De acordo com Renata Pallottin, professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, isso ocorreu porque as novelas recentes, que possuíam a mesma história básica dos anos 1970, se provaram como não tendo apelo entre a audiência mais jovem, que assistem a séries de TV americanas em canais por assinatura ou estão navegando na internet.
(Queda na Globo, subida na Record. Na foto, a novela épica “Os Dez Mandamentos”, da Rede Record, que deu muita dor de cabeça para a Globo conseguir manter a liderança na audiência)
Enquanto outras redes de televisão estavam encarando o fato da perda de interesse entre os telespectadores, uma rede de TV saiu desse momento completamente ilesa: Rede Record. Na verdade, a rede aumentou sua audiência em 123% na década, parcialmente devido a investimentos anuais de US$ 150 milhões. Apesar de a Globo manter mais que o dobro da audiência da Record, a Record conseguiu o feito de ultrapassar a Globo em alguns horários específicos, tais como domingos e manhãs.
(A Globo perde para a Record na audiência em vários de seus programas diretamente concorrentes. O “Fantástico”, um antigo clássico da emissora, sempre líder de audiência, hoje sucumbe à Record)
Em algumas capitais de estados brasileiros, tais como Goiânia, Fortaleza e Belém, por exemplo, o Domingo Espetacular da Record já ultrapassa a audiência do Fantástico, da Globo, enquanto o Fala Brasil, da Record, já ultrapassa o Bom Dia Brasil da Globo em São Paulo. A Globo também encara uma queda de sua audiência na sua cidade-sede, o Rio de Janeiro. Em 11 de dezembro de 2009 a Record ultrapassou a audiência da Globo no Rio de Janeiro durante a exibição do filme Tropa de Elite. Quase um ano depois, em 2 de dezembro de 2010, a Globo ficou em um inédito terceiro lugar na audiência na região metropolitana do Rio de Janeiro entre as 23h e a meia-noite.