Televisão no Brasil: Sílvio Santos e o SBT | Viagens ao Extremo | Brasil



TELEVISÃO NO BRASIL

SILVIO SANTOS E O SBT

Televisão no Brasil

SILVIO SANTOS E O SBT

(Silvio Santos convidou o então Presidente da República, Michel Temer, para seu programa dominical)

Senor Abravanel, nascido em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, porém conhecido por seu nome profissional Silvio Santos é um empresário e apresentador de televisão do Brasil, sendo a figura mais reconhecida pelos brasileiros de todas as idades na televisão. Ele é o dono do Grupo Silvio Santos, uma holding que inclui o SBT, a segunda maior rede de televisão do Brasil. Sua fortuna era estimada em US$ 2,3 bilhões em 2013. Ele é o apresentador do segundo mais antigo programa de TV do Brasil, o Programa Silvio Santos, desde 1963 até hoje. Ele é também a única celebridade do Brasil a figurar na lista de bilionários da revista Forbes. A revista ainda diz que “não há ninguém mais famoso no Brasil do que Silvio Santos”.

(Silvio Santos jovem)

Silvio Santos é filho de imigrantes judeus. Seu pai, Alberto Abravanel, nasceu em Tessalônica, na Grécia, em 1897, e sua mãe, Rebecca Caro, nasceu em Smyrna, Império Otomano, em 1907 (hoje Turquia). Ambos faleceram no Rio de Janeiro (em 1976 e 1989, respectivamente) e estão enterrados lado a lado no Cemitério Comunal Israelita do Caju. De seu lado paterno, Silvio Santos é descendente de Isaac Abravanel.

(Silvio Santos durante seu programa para aqueles sorteados no Baú da Felicidade, que ele comprou logo após o primeiro sucesso)

Silvio Santos trabalhou nas ruas do Rio de Janeiro como camelô (vendedor de rua) aos 14 anos de idade. Durante esse período, ele foi convidado a trabalhar em uma estação de rádio, mas como ele ganhava mais dinheiro como camelô, ele deixou o trabalho na rádio um mês depois. Mais tarde ele foi para São Paulo e após ter vários empregos diferentes, incluindo vender rifas, Silvio Santos ganhou parte em um programa de TV que foi um sucesso enorme. Ao mesmo tempo, ele comprou a empresa Baú da Felicidade, que mais tarde faria parte do Grupo Silvio Santos.

(Silvio Santos em uma das suas cenas mais emblemáticas, quando ele joga dinheiro no ar para o auditório)

Com uma fortuna de US$ 2,3 bilhões, Silvio Santos é o indivíduo/pessoa natural que mais paga impostos no Brasil. Em 1976, ele começou a lutar pelos direitos de ter sua própria rede de televisão, pois ele queria expandir seus negócios de dar prêmios. Em 1981 ele finalmente teve a permissão para operar, o que seria a TVS, em São Paulo. O canal de TV cresceu muito rápido e se tornou o que é hoje o SBT (acrônimo para Sistema Brasileiro de Televisão), uma marca que se espalharia pelo país no final dos anos 1980.

(Silvio Santos foi candidato brevemente à presidência do Brasil nas eleições de 1989)

Silvio Santos também tentou se envolver na política e concorreu à presidência do Brasil em 1989, mas devido a irregularidades no partido do qual era afiliado, sua candidatura foi retirada. Em 2008, o Grupo Silvio Santos completou 50 anos e era então formado por 44 empresas, que variam desde o agronegócio a bancos e hotéis.

(Show do Milhão – um dos maiores sucessos que Silvio adaptou de TVs estrangeiras para o Brasil)

Como ele vem de um passado humilde, as pessoas tendem a se identificar com ele e vê-lo como prova que a riqueza pode ser alcançada através do trabalho árduo e persistência. Outro ponto é que, tendo nascido de pais imigrantes, Silvio Santos é o símbolo do conceito que os brasileiros são uma mistura de várias etnias.

Ele é também responsável por dar acesso aos principais programas internacionais, tais como Casa dos Artistas (Celebrity Big Brother), Roda a Roda (Wheel of Fortune), Câmera Escondida (Candid Camera), Você é Mais Esperto Que um Aluno da Quinta Série (Are You Smarter Than a Fifth Grader) e o de maior sucesso, Show do Milhão (Who Wants to Be a Millionaire). Ao invés de somente transmitir esses programas – que estão todos somente nas TVs por assinatura – ele criou versões brasileiras deles, de modo que as pessoas pudessem não somente assistir, mas também participar como jogadores e competir por prêmios.

(Um carnê do Baú da Felicidade, com o qual a pessoa concorre a uma ampla gama de prêmios)

Esses programas normalmente atraem pessoas da classe média, pois Silvio Santos faz sorteios de importâncias em dinheiro, casas, itens domésticos, carros e ainda promove reuniões familiares e casamentos. Devido à sua personalidade extremamente carismática, Silvio Santos é uma das pessoas mais influentes do Brasil.