A floresta tropical da Amazônia é uma floresta úmida no bioma amazônico que cobre a maior parte da Bacia Amazônica na América do Sul. Essa bacia compreende 7 milhões de km², dos quais 5,5 milhões estão cobertos pela floresta.
Essa região inclui territórios pertencentes a nove nações. A maior parte da floresta fica no Brasil, com 60% do total, seguido do Peru com 13%, a Colômbia com 10% e regiões menores na Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa. Estados ou departamentos em quatro nações contém “Amazonas” em seus nomes. A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais restantes do mundo, e compreende o maior trato e maior biodiversidade de uma floresta tropical no mundo, com uma estimativa de 390 bilhões de árvores divididas em 16 mil espécies.
Diz-se que o nome “Amazônia” surgiu a partir de uma guerra que Francisco de Orellana lutou com os índios Tapuyas e outras tribos. As mulheres da tribo lutavam ao lado dos homens, como era seu costume. Orellana derivou o nome “Amazonas” das amazonas da mitologia grega, descritas por Heródoto.