Principais cidades | Viagens ao Extremo | Brasil | Amazônia



A AMAZÔNIA

PRINCIPAIS CIDADES

A AMAZÔNIA

PRINCIPAIS CIDADES

Belém (Pará, Brasil)

Belém fica às margens da Baía do Guajará, que é formada por um conjunto de ilhas e foz de vários rios no estuário do Rio Amazonas. Seu porto fluvial é peça chave na cadeia de suprimentos para muitas indústrias no norte do Brasil e ajuda muito na atividade econômica da região.

População (cidade): 1.439.561
População (região metropolitana): 2.249.405

Como chegar (voos domésticos): voos diretos de São Paulo (Avianca, Gol, LATAM), de Brasília (Avianca, Gol, LATAM), de Altamira (Azul, Map), de Belo Horizonte (Azul), de Cuiabá (Azul), de Fortaleza (Azul, Gol, LATAM), de Macapá (Azul, Gol, LATAM), de Manaus (Azul, Gol, LATAM), de Marabá (Azul), de Recife (Azul), de Santarém (Azul, Gol), de São Luís (Azul), de Carajás (Gol), do Rio de Janeiro (LATAM).

Como chegar (voos internacionais): voos diretos de Caiena, na Guiana Francesa (Azul, Surinam Airways), de Miami, nos Estados Unidos (Azul, LATAM), de Paramaribo, no Suriname (Gol, Surinam Airways), de Lisboa, em Portugal (TAP Portugal).

Georgetown (Guiana)

Georgetown, capital da Guiana, é também seu maior centro urbano, contendo uma grande porção do comércio do país. É uma cidade importante não só para a Guiana, mas para todo o Caribe. Na cidade ficam o Parlamento, a Suprema Corte e as residências oficiais dos chefes de Estado e de governo.

População: 200.500

Como chegar (voos internacionais): voos diretos de Miami, nos Estados Unidos (American Airlines, Surinam Airways), de Oranjestad, em Aruba (Aruba Airlines), Nova York, nos Estados Unidos (Caribbean Airlines, Fly Jamaica Airways), de Port of Spain, em Trinidad e Tobago (Caribbean Airlines), da Cidade do Panamá, no Panamá (Copa Airlines), de Kingston, na Jamaica (Fly Jamaica Airways), de Paramaribo, no Suriname (Surinam Airways) e de Orlando, nos Estados Unidos (Surinam Airways – sazonal).

Iquitos (Peru)

Iquitos fica na região de Loreto, no Peru. Iquitos é a capital do vasto Departamento de Loreto, que cobre a maior parte do norte da Amazônia peruana. É a maior cidade do mundo onde não é possível se chegar por uma estrada. Para os viajantes, Iquitos oferece uma vasta seleção de atividades que não são encontradas em outros locais do Peru, tais como passeios de barco na Amazônia e ótimas oportunidades de ver a vida selvagem.

População (cidade): 437.376
População (região metropolitana): 457.865

Como chegar (voos domésticos): voos diretos de Lima (LATAM Perú, Peruvian Airlines, Star Perú, Viva Air Peru), de Cuzco (LATAM Perú – sazonal), de Tarapoto (Peruvian Airlines, ATSA, Star Perú), de Chiclayo (ATSA), de Trujillo (ATSA), de Pucallpa (Star Perú).

Macapá (Amapá, Brasil)

(O marco da linha do Equador, que passa por Macapá)

Macapá é uma cidade no Brasil e capital do estado do Amapá, região norte do país. Fica localizada no canal norte do Rio Amazonas próximo à sua foz no Oceano Atlântico. A cidade está em um pequeno planalto na Amazônia a sudeste do estado do Amapá e não possui nenhuma ligação terrestre com o restante do Brasil, somente com outras cidades no Amapá. O Equador passa pelo meio da cidade, levando os moradores a se referir a Macapá como “a capital do meio do mundo”. Fica localizada a noroeste da enorme Ilha de Marajó e ao sul da fronteira com a Guiana Francesa.

População (cidade): 397.913
População (região metropolitana): 499.166

Como chegar (voos domésticos): voos diretos de Belém (Azul, Gol, LATAM), de Brasília (Gol, LATAM).

Manaus (Amazonas, Brasil)

A riqueza da primitiva floresta torna-se visível em toda a arquitetura da cidade. A cidade era rica e os barões da borracha compravam o que havia de mais luxuoso na Europa, uma cópia da Grande Ópera de Paris – o Teatro Amazonas. Outros monumentos dessa época são o Mercado Municipal, uma cópia do famoso mercado Les Halles de Paris e o centro de artes Palácio Rio Negro, localizado em meio a fascinantes fachadas portuguesas. Hoje Manaus é uma região de comércio exterior. Empresas estrangeiras não pagam impostos de importação, o que garante uma certa renda para a cidade e região. As indústrias de eletrônicos e madeireira e refinarias de petróleo se estabeleceram nas periferias das áreas industriais. O porto é o centro de comércio mais importante da cidade, com produtos regionais, nacionais e internacionais. É a melhor cidade para se começar a explorar a Amazônia pelo rio, seja em um barco tradicional, seja em um barco com cabines. Veja nossos Pacotes saindo de Manaus.

População (cidade): 2.130.264
População (região metropolitana): 2.612.747

Como chegar (voos domésticos): voos de Belém (Azul, Gol, LATAM, MAP), de Belo Horizonte (Azul, Gol), de Boa Vista (Azul, Gol, LATAM), de Campinas (Azul), de Cuiabá (Azul, Gol), de Fortaleza (Azul, Gol, LATAM, de Parintins (Azul, MAP), de Porto Velho (Azul, Gol, Rima), de Recife (Azul, Gol), de Santarém (Azul, Gol, MAP), de Tabatinga (Azul), de Tefé (Azul, MAP), de Brasília (Gol, LATAM), de Campo Grande (Gol), de Cruzeiro do Sul (Gol), de Curitiba (Gol), de Foz do Iguaçu (Gol), de Porto Alegre (Gol), de Rio Branco (Gol), do Rio de Janeiro (Gol), de Salvador (Gol, LATAM), de São Luís (Gol), de São Paulo (Gol, LATAM), de Altamira (MAP), de Carauari (MAP, Total), de Eurinepé (MAP), de Lábrea (MAP, Rima), de Coari (Total), de Porto Urucu (Total).

Como chegar (voos internacionais): voos diretos de Miami, nos Estados Unidos (American Airlines, LATAM), da Cidade do Panamá, no Panamá (Copa Airlines), de Fort-de-France, na Martinica (Gol), de Buenos Aires, na Argentina (Gol).

Paramaribo (Suriname)

Paramaribo é a capital, centro de negócios e financeiro do Suriname, cuja língua oficial é o holandês. Apesar de a capital não produzir muitos bens, quase todos os lucros dos principais produtos de exportação do país (ouro, petróleo, bauxita, arroz e madeira tropical) são canalizados pelas instituições da capital. Todos os bancos, companhias de seguro e outras empresas de finanças e comerciais têm sua sede em Paramaribo. O turismo é um setor que vem crescendo cada vez mais, com a maior parte dos visitantes vindos da Holanda. Com a nova ligação que a Gol fez do Brasil com Paramaribo, tende a aumentar o interesse dos brasileiros nesse país vizinho pouco conhecido.

População: 240.924

Como chegar (voos internacionais): voos diretos de Port of Spain, em Trinidad e Tobago (Caribbean Airlines, Surinam Airways), de Willemstad, em Curaçao (Fly All Ways, Insel Air, Surinam Airways), de Santiago de Cuba, em Cuba (Fly All Ways), de Belém, no Brasil (Gol, Surinam Airways), de Amsterdã, na Holanda (KLM, Surinam Airways, TUI fly Netherlands – sazonal), de Oranjestad, em Aruba (Surinam Airways), de Caiena, na Guiana Francesa (Surinam Airways), de Georgetown, na Guiana (Surinam Airways), de Miami, nos Estados Unidos (Surinam Airways), de Orlando, nos Estados Unidos (Surinam Airways – sazonal).

Rio Branco (Acre, Brasil)

Rio Branco é um município brasileiro e a capital do estado do Acre. Localizado no vale do Rio Acre no norte do Brasil, é a cidade mais populosa do estado, tendo praticamente metade da população de todo o território do Acre. Rio Branco foi uma das primeiras colônias a surgir nas margens do Rio Acre. Em 1913, se tornou um município. Em 1923 se tornou a capital do Território do Acre e, em 1962, capital do estado. É o centro administrativo para a economia e cultura da região, afastado 2 horas a menos (GMT-5) das principais cidades do Brasil. O que poucos sabem é que o Acre já foi a República do Acre, por um breve período independente e em 1903 e anexada pelo Brasil.

População: 319.825

Como chegar (voos domésticos): voos de Brasília (Gol, LATAM), de Cruzeiro do Sul (Gol), de Fortaleza (Gol), de Manaus (Gol), de Porto Velho (Gol), de São Paulo (Gol), de Feijó (Rio Branco Aerotáxi), de Tarauacá (Rio Branco Aerotáxi).

Santarém (Pará, Brasil)

Santarém é uma cidade e município no oeste do estado do Pará, no Brasil. Localizada na confluência dos rios Tapajós e Amazonas, tornou-se um destino turístico popular. É a segunda cidade mais importante do estado e o centro financeiro e econômico do oeste do Pará. Já foi o lar dos índios Tapajós. Eles eram líderes de uma grande etnia que floresceu antes da chegada dos europeus. Santarém fica convenientemente localizada no meio do caminho (800 km) das duas metrópoles da Amazônia: Manaus, no Amazonas, e Belém, no Pará. Santarém possui mais de 100 km de praias naturais, tais como a de Alter do Chão, conhecida como “o Caribe no Brasil”.

População: 276.665

Como chegar (voos domésticos): voos de Altamira (Azul, MAP, Piquiatuba), de Belém (Azul, MAP, Piquiatuba, LATAM), de Carajás (Azul), de Manaus (Azul, Gol, MAP), de Parintins (Azul, MAP), de Porto de Trombetas (Azul), de Brasília (Gol, LATAM), de Fortaleza (Gol), de Recife (Gol), do Rio de Janeiro (Gol), de Salvador (Gol), de Itaituba (Piquiatuba), de Novo Progresso (Piquiatuba).