(A malha rodoviária do Brasil é imensa. Na foto, trecho da rodovia BR-116 no estado do Rio Grande do Sul, região sul. Essa rodovia atravessa o Brasil do sul ao nordeste)
(O aeroporto internacional de Guarulhos, o principal do país e o mais movimentado da América Latina, foi privatizado e teve sensíveis melhoras, principalmente na parte dos voos internacionais)
O serviço aéreo cobre quase todo o Brasil. Note que muitos voos fazem várias paradas nas rotas, particularmente em suas bases, como São Paulo ou Brasília. Muitos aeroportos com tráfego regular de passageiros são operados pela estatal Infraero, mas recentemente os principais aeroportos do país foram privatizados, observando-se grande melhora nos serviços.
(A Gol é a companhia aérea líder no Brasil em voos domésticos)
A Gol Linhas Aéreas Inteligentes é uma companhia aérea brasileira com base no Rio de Janeiro. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre janeiro e dezembro de 2017 a Gol tinha 36,2% do mercado doméstico e 10,8% do internacional em termos de números de passageiros transportados, fazendo dela a maior companhia em voos domésticos no Brasil e a terceira em voos internacionais. A Gol compete no Brasil e em outros países sul-americanos com o Grupo LATAM Airlines do Chile, com a brasileira Azul e com a colombiana Avianca. A Gol também é proprietária da marca VARIG, apesar de agora esse nome se referir ao que é informalmente conhecido como a “nova” VARIG, fundada em 2006, não a “antiga” e mais conhecida companhia aérea que o Brasil já teve, a VARIG, fundada em 1927.
(A LATAM Airlines é a segunda maior companhia aérea brasileira em tráfego de passageiros domésticos e a líder em voos internacionais)
A LATAM Airlines, antigamente conhecida como TAM Linhas Aéreas, é a parte brasileira do Grupo LATAM Airlines. A fusão da TAM com a LAN Airlines foi completada em 22 de junho de 2012. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), entre janeiro e dezembro de 2017, a LATAM tinha 32,6% do mercado doméstico e 74,9% do mercado internacional em termos de número de passageiros transportados, fazendo dela a segunda maior companhia aérea doméstica do Brasil e a primeira internacional.
(A Azul, terceira maior companhia aérea do Brasil, diferencia-se das demais por ter destinos em cidades menores não contemplados pelas duas maiores empresas do mercado)
A Azul Linhas Aéreas Brasileiras (ou simplesmente Azul) é uma companhia aérea baseada em Barueri, nos arredores da cidade de São Paulo. O modelo de negócios da companhia é estimular a demanda ao prover um serviço aéreo frequente e acessível para mercados pouco explorados no Brasil. A companhia teve seu nome Azul escolhido através de um concurso em 2008, onde “Samba” foi o outro nome popular. A companhia foi estabelecida em 5 de maio de 2008 pelo brasileiro de nascença David Neeleman (fundador da companhia aérea low cost americana JetBlue, de início com uma frota de 76 jatos Embraer. Hoje a companhia possui outros modelos (para localidades menores, como o ATR-72 e para os voos internacionais o Airbus A330). De acordo com A ANAC, entre janeiro e dezembro de 2017, a Azul tinha 17,8% do mercado doméstico e 11,8% do internacional em termos de passageiros transportados, fazendo dela a terceira maior companhia aérea doméstica do país e a segunda maior internacional.
(A Avianca Brasil, subsidiária de sua homônima colombiana, é a quarta maior companhia aérea do Brasil)
A Avianca Brasil é uma companhia aérea brasileira com base em São Paulo. Ela opera transporte de passageiros em 25 destinos. Suas principais bases são o Aeroporto Internacional de Brasília e o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos). De acordo com a ANAC, entre janeiro e dezembro de 2017, a Avianca Brasil tinha 12,9% do mercado doméstico e 2,6% do internacional em termos de número de passageiros transportados, fazendo dela a quarta maior companhia aérea do país tanto em voos domésticos quanto em internacionais.
(A rodovia SP-160, ou Rodovia dos Imigrantes, no estado de São Paulo)
O Brasil possui a maior malha rodoviária da América Latina, com mais de 1,6 milhão de quilômetros. Um carro é uma boa ideia se você quiser visitar regiões com belas paisagens, por exemplo, as cidades históricas de Minas Gerais, a rodovia Rio-Santos, ou as praias do nordeste do Brasil. Nos aeroportos estão presentes as locadoras de carro tradicionais.
(A rodovia BR-230, mais conhecida como Transamazônica. Em determinadas épocas do ano, ela se torna intransitável)
Muitas estradas estão em boas condições, especialmente no leste e sul do país e ao longo do litoral. Em outras regiões e fora das regiões metropolitanas há também estradas de cascalho e de chão para as quais um veículo 4x4 é recomendável. Isso se aplica especialmente à região da Amazônia, onde muitas estradas são difíceis ou completamente intransitáveis durante a estação chuvosa, de novembro a março. Por isso é recomendável viajar com um bom mapa e estar bem informado sobre distâncias, condições da estrada e o tempo estimado de viagem.
(O guia rodoviário mais popular do Brasil ajuda muito um viajante a não se perder pelo país)
Guias rodoviários da marca Guia 4 Rodas (podem ser comprados na maioria das bancas de jornal do Brasil) proveem não somente mapas e distâncias, mas também informações sobre as atuais condições das estradas. Na teoria, as regras de direção no Brasil se parecem com aquelas da Europa Ocidental ou da América do Norte. Na prática, dirigir no Brasil pode ser bem assustador se você estiver acostumado com a cultura das estradas da Europa (mesmo a Mediterrânea) ou norte-americana, devido às amplas violações das regras de trânsito, e a tolerância a elas.
(Ciclista pedalando pela ciclovia da principal avenida de São Paulo, a Avenida Paulista, em frente ao MASP – Museu de Arte de São Paulo)
Em cidades menores, a bicicleta é um meio de transporte comum. Isso não significa que os ciclistas são respeitados por motoristas de carros, caminhões ou ônibus. Mas você poderá encontrar boas ruas e estradas com pouco tráfego fora das cidades. É também fácil transportar a bicicleta em um ônibus com percurso de longa distância. As ciclovias ainda são poucas na cidade, tendo São Paulo expandido muito esse tipo de via e existem outras cênicas, como na orla do Rio de Janeiro e de Recife.
O sistema ferroviário brasileiro foi completamente destruído durante o regime militar. Hoje existem algumas poucas linhas de passageiros e turística remanescentes:
Maria-Fumaça – um dos mais famosos do Brasil (linha turística). É um trem a vapor que sai da cidade de Bento Gonçalves, na região montanhosa do estado do Rio Grande do Sul, região sul, com atrações típicas italianas a bordo, parando na cidade vizinha de Garibaldi e terminando em Carlos Barbosa.
Expresso Serra Verde – também na região sul, liga a capital do estado do Paraná, Curitiba, à cidade portuária de Paranaguá, em uma descida das montanhas muito bonita. É uma ferrovia cênica com 150 km de extensão, passando pela Mata Atlântica. A viagem demora cerca de 3 horas e possui guias bilíngues. Os trens saem de Curitiba diariamente.
De São João del Rei a Tiradentes – no interior do estado de Minas Gerais, região sudeste, essa viagem de 35 minutos em um trem a vapor é quase como viajar no tempo. O trem opera de sexta-feira a domingo, com saídas tanto de São João del Rei quanto de Tiradentes.
De Belo Horizonte a Vitória – trens diários operados pela mineradora Companhia Vale do Rio Doce que saem de Belo Horizonte (capital do estado de Minas Gerais) e chegam em Vitória (capital do estado do Espírito Santo). O tempo de viagem é de 12 horas e meia. As passagens são compradas nas estações de trem. Os assentos são limitados e não é possível fazer reserva, então é melhor comprar com antecipação.
Estrada de Ferro Carajás – liga a capital do estado do Maranhão, na região nordeste, São Luís, a Parauapebas, no estado do Pará. É interessante pois parte da ferrovia passa através da Floresta Amazônica.
Os ônibus de longa distância são um modo conveniente, econômico e, algumas vezes (normalmente se você comprou a passagem mais cara) confortável de viajar entre as regiões ou cidades dentro do mesmo estado. O terminal de ônibus (rodoviária) nas cidades desempenha o papel que as estações de trem desempenham fora do Brasil. Você deve verificar a distância e o tempo de viagem ao viajar pelo Brasil, pois por exemplo uma viagem do Rio de Janeiro para a região sul pode levar mais de 24 horas, então pode valer mais a pena viajar de avião se você tiver recursos financeiros para tal.
O Brasil possui uma rede de ônibus de longa distância muito boa. Basicamente, qualquer cidade com mais de 100 mil habitantes terá linhas diretas para as capitais dos estados mais próximos, e também para outras grandes cidades na mesma região. Praticamente qualquer vilarejo possui transporte público de alguma forma para a rodoviária mais próxima.
Na maior parte dos casos, você precisa ir até a rodoviária para comprar uma passagem, apesar de a maioria das maiores empresas de ônibus fazerem reservas e venderem passagens pela internet com o requisito que você pegue a passagem em algum local com antecedência. Em poucas cidades você também pode comprar uma passagem pelo telefone e tê-la entregue no seu hotel com uma taxa extra que varia de 3 a 5 reais. Algumas empresas também adotaram a genial política das companhias aéreas de preços: em alguns casos, comprar com antecedência pode te render um desconto de até 50%. A facilidade de acenar para um ônibus e embarcar (se não houver assentos disponíveis, você terá que viajar de pé, e pagando o mesmo preço) é muito comum pelo país. Isso acontece menos em algumas rotas onde assaltos à mão armada aconteceram frequentemente, tais como a rota que leva até a fronteira com o Paraguai e a Foz do Iguaçu.
Não existe nenhuma empresa de ônibus que cubra o país inteiro, então você precisa identificar a empresa que conecta duas cidades em particular falando com a rodoviária de cada cidade. A ANTT, a autoridade nacional dos transportes terrestres, tem um mecanismo de busca (somente em português) que mostra todas as linhas de ônibus domésticas disponíveis. Tenha em mente que algumas grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro possuem mais de um terminal rodoviário, cada um cobrindo certas cidades. É bom verificar com antecipação para qual terminal você está indo.
Os serviços de ônibus são normalmente vendidos em três classes: convencional, executivo e leito. O convencional pode ou não pode ter ar condicionado e faz várias paradas no caminho. Para distâncias longas ou viagens noturnas, o executivo oferece mais espaço e um suporte dobrável para você descansar suas pernas. O leito tem ainda mais espaço e tem somente três assentos por fileira, dando bom espaço para dormir confortavelmente. Os assentos mais baratos esgotam-se rápido, então vale a pena chegar mais cedo na rodoviária ou comprar online. Todas as viagens com mais de 4 horas de duração são cobertas por ônibus com banheiro e os ônibus param para comida e banheiro pelo menos uma vez a cada 4 horas de viagem.
As estações de ônibus, conhecidas como rodoviária ou terminal rodoviário, tendem a ser localizadas um pouco fora do centro das cidades. As rodoviárias incluem muitos serviços, incluindo restaurantes fast-food, cafés, cafés com Wi-Fi, banheiros e local para guardar bagagens. Como regra geral, quanto maior a cidade, maior o custo dos serviços.
Ao comprar passagens, em alguns estados do Brasil, assim bem como quando for embarcar no ônibus, podem te pedir uma identificação. Uma lei federal brasileira obriga isso para as linhas interestaduais. Nem todos os motoristas sabem como ler passaportes estrangeiros, então prepare-se para mostrar a eles que o nome no passaporte é realmente o mesmo nome que está na passagem.