Segurança | Viagens ao Extremo | Brasil



SEGURANÇA

SEGURANÇA

(Ande sempre com seu passaporte no Brasil)

Pela força da lei, todos precisam carregar consigo uma identidade com foto todo o tempo. Para um estrangeiro, isso significa seu passaporte. Entretanto, a polícia será geralmente pragmática e aceitarão uma cópia colorida plastificada.

Crime

(Uma das muitas favelas do Rio de Janeiro, centros do tráfico de drogas – não é uma boa ideia entrar em tais locais)

Seguem abaixo dicas de segurança de alguém nascido no Rio de Janeiro que vos escreve e que devem ser seguidas, por brasileiros e estrangeiros em turismo no Brasil:

  • O nível de criminalidade no Brasil, com exceção da região sul, é considerado alto. A taxa de homicídios é quatro vezes maior do que aquela dos países desenvolvidos e indicadores para outros tipos de crime também são altos. Crimes como furto de carteiras, sequestros-relâmpago (quando tomam seu automóvel contigo dentro), roubos ao domicílio e assaltos à mão armada são coisas comuns no país. É importante permanecer vigilante e observar o ambiente à sua volta.
  • Não aja como um turista, não aceite pequenos presentes como colares de estranhos, eles podem ser utilizados para marcar os turistas como presa fácil, e não deixe à mostra itens caros, como notebooks, joias etc. Evite carregar grandes quantias de dinheiro com você, e se você tiver que, é sábio dividir a quantia em vários bolsos.
  • Sempre pergunte aos habitantes locais sobre os lugares que você pretende ir, uma vez que muitos deles são extremamente perigosos e podem te colocar em uma situação ruim.
  • A eficiência da força policial varia dependendo da região do país, pois seus salários variam de estado para estado. A maior parte dos problemas com a ineficiência ocorrem na região norte do país. Nunca tente dar propina a um policial.
  • Por razões de segurança, nunca entre nas favelas – elas podem ser extremamente perigosas, dado o fato que as gangues as utilizam como base para suas operações criminosas.
  • O número equivalente ao 911 ou ao 112 no Brasil é dividido entre três serviços: 190 para polícia, 192 para ambulância e 193 para os bombeiros.