A música brasileira | Viagens ao Extremo | Brasil



A MÚSICA BRASILEIRA

A MÚSICA BRASILEIRA

A música brasileira engloba vários estilos musicais regionais influenciados pelos africanos, europeus e indígenas. A música brasileira desenvolveu alguns estilos únicos e originais tais como o sertanejo, samba, bossa nova, MPB, música nativista, pagode, tropicália, choro, maracatu, embolada, funk carioca, frevo, brega, modinha e versões brasileiras de estilos musicais estrangeiros, como o rock, soul, hip-hop, disco, country, ambiente, industrial, psicodélica, rap, música clássica, fado e religiosa.

(A dupla Chitãozinho e Xororó foi e ainda é um dos expoentes do estilo original do Brasil, o sertanejo. Estão juntos desde a década de 1980 e fizeram muitas músicas de sucesso em todo o país, dando maior visibilidade ao gênero sertanejo)

O samba se tornou o estilo musical brasileiro mais conhecido no mundo, especialmente por causa do Carnaval no país, apesar da bossa nova, que teve Antônio Carlos Jobim como um de seus mais aclamados compositores e cantores, receberam muita atenção no exterior desde os anos 1950, quando a canção “Desafinado”, interpretada por João Gilberto, foi lançada.

(João Gilberto fez a bossa nova ecoar no exterior e se tornar o estilo preferido dos intelectuais mundo afora – e ainda viria “Garota de Ipanema”, música-símbolo do Brasil, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Os primeiros quatro ganhadores do Prêmio Shell de Música Brasileira deixaram cada um um legado muito importante na música brasileira e estão entre os mais representativos da música popular brasileira: Pixinguinha (choro), Antônio Carlos Jobim (bossa nova), Dorival Caymmi (samba e samba-canção).

(Os troféus do Prêmio Shell, que consagrou Pixinguinta, Tom Jobim e Caymmi)

A música instrumental é também muito praticada no Brasil, com estilos variando desde o clássico ao popular e formas influenciadas pelo jazz. Entre esses, Pixinguinha, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti são figuras notáveis. Compositores clássicos notáveis incluem Heitor Villa-Lobos, Carlos Gomes e Cláudio Santoro. O país também tem uma comunidade crescente de música moderna e experimental, incluindo música eletroacústica.

(Carlos Gomes foi um dos maiores compositores do Brasil de todos os tempos, sendo parceiro da maestrina Chiquinha Gonzaga – é dele a composição que todos os brasileiros conhecem, “O Guarani” – aquela música que toca na abertura de “A Voz do Brasil” todas as noites às 19h)

Conheça mais sobre os gêneros musicais que tocaram e tocam Brasil afora e no exterior também pelos banners abaixo: