Os brasileiros tendem a ser muito abertos e falam sem hesitação sobre seus problemas, especialmente sobre corrupção na política e outros problemas. Mas não os imite, pois eles provavelmente se sentirão ofendidos se você criticar seu país e seus costumes. Em algumas cidades pequenas, a política local pode ser um assunto sensível e você deve ter cuidado ao tocar nesse assunto. Seja gentil, sempre.
Tenha em mente que o racismo é uma ofensa muito séria no Brasil. Qualquer pessoa pode ser presa ao expor ideias racistas. A maior parte dos brasileiros veem muito mal o racismo, mesmo se você estiver somente fazendo uma piada ou se você pensa que conhece a pessoa que está te acompanhando, ainda assim é um ato sábio se conter de qualquer coisa que possa sequer parecer racista. De acordo com a Constituição Brasileira de 1988, o racismo é um crime pelo qual não pode ser estipulada fiança, e a prisão deve ser cumprida, de 6 meses a 8 anos de pena. Isso é levado muito a sério. Entretanto, a lei parece somente ser aplicada a declarações e ações inquestionavelmente racistas. Mesmo assim, fique alerta e seja respeitoso ao discutir as relações raciais no Brasil; não ache que você entende da história ou desigualdade racial e escravidão no Brasil mais do que um brasileiro negro.
Lembre-se que português não é espanhol e os brasileiros (assim como os outros falantes nativos do português) sentem-se ofendidos se você não levar isso em consideração. Ambas as línguas podem ser mutuamente inteligíveis até um certo ponto, mas elas diferem consideravelmente em fonética, vocabulário e gramática. Não é uma boa ideia misturar português com espanhol, não espere que as pessoas entendam o que você está dizendo se você (intencionalmente ou não intencionalmente) inserir palavras em espanhol em frases em português.
É também digno de nota que alguns brasileiros são fanáticos por futebol e então existem (algumas vezes violentas) disputas entre times de diferentes cidades (e rivalidade entre times da mesma cidade), e caminhar usando a camiseta de um time em certas regiões pode ser visto como controverso ou até mesmo perigoso. Falar mal da seleção nacional brasileira de futebol não é considerado um insulto, mas você nunca deve falar bem do time argentino ou comparar os times do Brasil e da Argentina.
O Brasil é aberto a turistas LGBT. São Paulo sedia a maior Parada do Orgulho Gay do mundo, e a maioria das cidades principais do país terão uma cena gay. Entretanto, tenha em mente que a homofobia é muito disseminada na sociedade brasileira, e o Brasil não é o paraíso sexual que muitos estrangeiros pensam ser. Casais que, de alguma maneira não estejam no padrão heterossexual tradicional podem esperar comentários de mau gosto ou pessoas os encarando por qualquer demonstração de afeto em público, apesar de vários bairros de várias das maiores cidades serem muito receptivas da população LGBT, e bares e casas noturnas orientadas ao público LGBT são comuns. Em geral, demonstre afeição moderada e evite beijos em público, especialmente nos ônibus e metrô.