Vistos | Viagens ao Extremo | Brasil



VISTOS

VISTOS

(Vistos brasileiros em passaportes de estrangeiros)

O Brasil é o único país que mantém relações diplomáticas com todos os outros países do mundo. O Brasil geralmente tem uma política de vistos recíproca com todos os países, significando que se tarifas e restrições são aplicadas a um brasileiro visitando um país, o Brasil adota as mesmas medidas para os visitantes daquele país.

(O passaporte do Uruguai, um dos países que não necessitam de passaporte para entrar no Brasil)

Cidadãos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai podem entrar no Brasil com uma carteira de identidade válida (não é necessário o passaporte) e podem ficar no país por até 90 dias. Cidadãos da Venezuela podem entrar no país com uma carteira de identidade válida e podem ficar no Brasil por 60 dias.

(Passaporte da Islândia, um dos países cujos cidadãos podem entrar no Brasil sem visto)

Não é necessário visto para estadias de até 90 dias para quem tiver os passaportes desses países, a menos que haja indicação contrária: Andorra, Argentina, Armênia, Áustria, Bahamas, Barbados, Bélgica, Bolívia, Bulgária, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Equador, El Salvador, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Guiana, Honduras, Hong Kong, Hungria, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Coreia do Sul, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Macau, Malásia, Malta, México, Mônaco, Marrocos, Namíbia, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Paraguai, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, San Marino, Cingapura (30 dias), Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Espanha, Suriname, Suécia, Suíça, Tailândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Turquia, Reino Unido (inclusive das dependências ultramarinas), Uruguai, Venezuela (60 dias) e Vaticano. Note que o oficial da imigração tem o direito de restringir o seu visto para menos de 90 dias, se ele achar adequado (isto tem sido feito como rotina para homens viajando sozinhos chegando em Fortaleza, alegando o combate ao turismo de prostituição). Ele irá então dizer o número de dias (por exemplo, 30 ou 60) com caneta escrito dentro do carimbo que você acabou de receber no passaporte; em caso contrário, permanecem os 90 dias.

(Passaporte canadense – os cidadãos canadenses já podem fazer seu visto brasileiro online)

Cidadãos de todos os outros países precisam de um visto. As taxas variam dependendo da reciprocidade: por exemplo, cidadãos americanos tinham que pagar US$ 160 para um visto de turismo ou negócios. O custo para o visto do Brasil para cidadãos de Taiwan pagam $ 20 (referência da Embaixada do Brasil em Lima, Peru) e o processo demora 5 dias. A reciprocidade, entretanto, também frequentemente se aplica à validade do visto: cidadãos americanos podem receber vistos válidos por 10 anos e, da mesma forma, cidadãos canadenses por 5 anos. Desde o início de 2018, os cidadãos do Canadá, Japão, Austrália e dos Estados Unidos podem fazer o pedido do visto de turista eletrônico. Este visto eletrônico é válido para múltiplas entradas em dois anos e o tempo de permanência no Brasil é de 90 dias em um período de um ano e custa US$ 45.

(Prédio da Polícia Federal em Porto Alegre, região sul do Brasil – aqui são resolvidos os problemas dos estrangeiros)

Os vistos de turista (incluindo aqueles emitidos no controle de imigração, como é o caso da maior parte dos europeus) podem ser estendidos em qualquer escritório da Polícia Federal. Todas as capitais de estados e a maior parte das cidades de fronteira e portos internacionais possuem um posto. Vistos de turista só podem ser estendidos uma vez, por no máximo 90 dias, e sob nenhuma circunstância você ganhará mais do que 180 dias durante o período de 365 dias. Você deve contatar a Polícia Federal uma semana antes de o seu visto expirar.